Quem inventou o celular?

By
Updated: abril 17, 2008

Quando surgiu o primeiro celular

Telemóvel

O telemóvel é um objecto muito útil. Quase todas as pessoas têm um. Mas afinal quem o inventou? De onde surgiu a ideia? Em que ano apareceu o primeiro telemóvel celular? Perguntas que vamos esclarecer agora.

Quem inventou o telemóvel?

O inventor do telemóvel foi Martin Cooper, que era director de projecto na Motorola.

Quando foi feita a primeira chamada de um telemóvel?

A primeira chamada feita de um telemóvel celular foi feita no dia 3 de Abril de 1973. Fez no dia 3 de abril de 2003 30 anos que o engenheiro Martin Cooper causou furor em Manhattam. Muitos nova–iorquinos pararam, boquiabertos porque viram um tipo a falar ao telemóvel na rua. Foi a primeira chamada feita de um telemóvel de que há registo. Foi um momento que acabaria de mudar a vida de milhões de cidadãos em todo o mundo.

De onde surgiu a ideia?

A ideia surgiu em 1947, quando alguns pesquisadores se aperceberam, que recorrendo a pequenas células poderiam aumentar a capacidade de comércio dos telefones móveis. No entanto, apesar de aqui estar a base do conceito, ainda não existia a técnica nem a possibilidade de alargar o comércio de conversação, já que a quantidade de chamadas possíveis de realizar ao mesmo tempo era muito reduzida. Foi necessário chegar a 1968, para que se compreendesse que era fundamental incrementar as comunicações móveis, dando frequências e possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis avançada.

Quando surgiu o primeiro telemóvel?

O primeiro telemóvel surgiu precisamente em 1973 quando a Motorola lançou as bases da primeira geração de telemóveis ao anunciar o DynaTACTM Cellular Phone, que pesava 1089 gr. Entretanto, em 1975, é registada a patente do sistema de rádio-telefone de Martin Cooper para a empresa Motorola, que, desta forma, é amplamente considerado o pai do telemóvel.

A evolução do telemóvel

Na segunda geração de telemóveis, o sistema GSM (Global System for Mobile) passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis. Começou a haver mais qualidade nas comunicações assim como surgiu a hipótese de utilizar o roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro). Em 1998, a popularidade do GSM continuou a acentuar-se, com a existência de 100 milhões de subscritores, cinco milhões de novos utilizadores/mês, 120 países envolvidos, com 300 operadores e com uma percentagem de 60% de telemóveis digitais com GSM.
Por todo o mundo proliferam as marcas e os modelos de telemóveis. Com o passar dos anos, o simples acto de usar telemóvel deixou de ser um factor decisivo em termos de importância social, já que entre cada modelo as diferenças são muito grandes. Assim, sendo, as características, o formato, o tamanho e o peso é que são factores determinantes para associar os utilizadores a determinados estilos de vida. Marcas como a Motorola, a Ericsson, a Nokia ou mesmo a Philips e a Siemens têm tentado ganhar pontos nos diferentes mercados. O telemóvel não é apenas usado para conversas telefónicas tradicionais, mas também já é possível receber e enviar e-mails, ou faxes e aceder à Internet a partir de um simples aparelho. Assim, os telemóveis são cada vez mais associados aos computadores, contribuindo todas estas características para a natural convergência das telecomunicações.

SMS

O SMS (Short Message Service ou Serviço de Mensagens Curtas) é uma função que permite aos utilizadores de telefones móveis a escrita, envio e recepção de pequenas mensagens de texto – até 160 caracteres por mensagem – que podem conter letras, números, símbolos ou uma combinação destes.

Esta funcionalidade, presente nos telemóveis de tecnologia digital, como é o caso do GSM (Global System for Mobile Communications), surgiu em 1992 quando as redes móveis e a Internet começavam a dar os seus primeiros passos. A primeira mensagem escrita foi enviada em Dezembro de 1992 de um computador pessoal para um telefone celular da rede Vodafone GSM, no Reino Unido.As operadoras móveis nacionais, bem como a maioria das internacionais, disponibilizam este serviço conjuntamente com outros serviços básicos das redes móveis, sem qualquer custo adicional ao do envio de cada mensagem.

As mensagens escritas, às quais a generalidade dos utilizadores dão o nome do próprio serviço, SMS, são muito utilizadas para enviar pequenos recados a outros utilizadores de telefones celulares, mas não só. É também através deste sistema que as operadoras móveis notificam os seus utilizadores quando eles têm uma mensagem de voz no seu gravador de mensagens (voice mail). Este serviço conta com milhares de adeptos e uma enorme popularidade.
As mensagens são rápidas e fáceis de escrever e a sua chegada ao destinatário é bastante célere. Como este é um serviço de mensagens curtas, é muito comum utilizarem-se abreviaturas (por exemplo, k em vez de que!) – estas, além de pouparem caracteres, tornam a escrita das mensagens ainda mais rápida. Também é comum os utilizadores deste serviço utilizarem os símbolos de pontuação para representarem emoções – tristeza, alegria ou mesmo uma gargalhada à semelhança do que acontece nos chats da Internet ou nos emails.

O Short Message Service tornou-se uma das funções dos telemóveis mais utilizadas – permite enviar a outros utilizadores da rede móvel pequenas mensagens, as operadoras móveis utilizam-no para notificar os seus clientes de que têm mensagens de voz, informá-los dos seus consumos ou da existência de novos serviços na rede e descobrem-se cada vez mais funcionalidades para este serviço, desde publicidade até ao envio de anedotas.

Do simples envio de uma mensagem escrita, o SMS torna-se cada vez mais abrangente, havendo mesmo modelos de telefones móveis que permitem enviar imagens, logótipos e melodias, dando lugar a um novo conceito, o EMS (Enhanced Messaging Service) ou seja o Serviço De Mensagens Realçado.

A terceira geração móvel anuncia um parente afastado do SMS, o MMS (Multimedia Messaging Service), que permitirá o envio de mensagens com elevado nível de personalização, texto formatado, imagens de grande qualidade e animações de áudio e vídeo.

MMS

O Multimedia Messaging Service (MMS) é, como o próprio nome sugere, a capacidade de enviar e receber mensagens multimédia. Assim, este serviço permite aos utilizadores de terminais equipados com MMS o envio de uma combinação de imagem, texto, áudio e vídeo numa única mensagem, que pode ser totalmente personalizada. O MMS é o novo padrão estabelecido pelo 3GPP (Third Generation Partnership Project), que reúne todas as entidades mundiais participantes no desenvolvimento da 3.a geração móvel e assume-se como uma forma inteiramente nova de comunicar.

Apesar do MMS ser um padrão do 3GPP, os seus serviços podem ser disponibilizados em qualquer interface aéreo baseado no protocolo IP (Internet Protocol), tal como nas redes GPRS (General Packet Radio Services) e EDGE (Enhanced Data rates for Global Evolution). Com o MMS, o utilizador vai poder enviar mensagens muito completas, não só de texto mas com cor, som, animação, imagens em tempo real, etc. O serviço suporta formatos como o GIF, o JPEG, o MPEG4, o MP3 e o WAV.

Apesar do Multimedia Messaging Service estar destinado a reinar nos equipamentos de 3G e na rede UMTS, a sua utilização é possível tecnicamente utilizando a tecnologia GPRS com velocidades que rondam os 42 kbps.
Tecnicamente, o MMS exigirá às operadoras móveis modificações substanciais. Enquanto o SMS necessitava apenas de um centro de mensagens que procedia ao armazenamento e envio das mensagens escritas, o MMS necessita de várias plataformas de suporte, além das já existentes. As novas plataformas são o MMS Relay, o MMS Message Store e o MMS User Database e incluem-se no MMSE (Multimedia Messaging Service Environment). O conceito de perfil de utilizador é uma novidade dos padrões

MMS. Um perfil de utilizador é gravado no operador da rede móvel, sendo definido e gerido pelo próprio utilizador através da Internet. Entre outras funcionalidades, este perfil determinará que mensagens podem ser descarregadas de imediato e quais as que ficam no servidor para uma recolha mais tardia, se o utilizador receberá notificações sobre mensagens enviadas/recebidas ou sobre o tipo destas. Este perfil pode também ser útil para criar filtros que, entre outras coisas, poderão impedir a recepção de mensagens não solicitadas ou indesejáveis.

Concluindo, o MMS incorpora as melhores funcionalidades do SMS melhorando-as e para além disso introduz novas possibilidades. O SMS e o MMS são muito diferentes no que respeita à forma como estão estruturados, sendo o último bastante mais complexo. As aplicações usadas bem como os dispositivos inerentes a cada um dos serviços são também muito diferentes, todavia o MMS mantém a compatibilidade com o SMS. Finalmente, a interacção do utilizador final com o MMS é também distinta, sendo mais atractiva.

Similares:

73 Comments

  1. Yane

    agosto 25, 2008 at 10:47 pm

    Put’s acjudou muito no meu trabalho escolar..
    porém eu achO que os assuntos poderiam estar melhor organizados -Em ordem-

    Beijinhos

  2. ana paula

    outubro 21, 2008 at 2:48 pm

    eu achei super intereçante mais au mesmo tempo cafona !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!hihihihi

  3. sofia

    outubro 30, 2008 at 6:14 am

    esta tudo explicito
    obrigada pela imformaçao

  4. geisa

    fevereiro 5, 2009 at 6:10 pm

    ese w muinto bom para pesquesar as couisas

  5. mayara

    fevereiro 16, 2009 at 11:41 pm

    nossa tem td o que eu preciso aqui!!!!
    mto bom esse site!!

  6. adorei

    abril 25, 2009 at 10:56 am

    obrigado me ajudou bastante em meu trabalhinho de 50 páginas (rsrsrs)

  7. Tamyris Fernandes dos Santos

    junho 1, 2009 at 9:20 pm

    Eu gostei muito do que eu li sobre o telemovel,mais só acho que faltou falar um pouco das evolusoens, como:a capitura de imagens,a possibilidade de ter músicas,a possibilidade de escutar rádio FM,e também a nessecidade de passar músicas,fotos e farias outras coisas pelo bluetooth e invra vermelho, e tambem a possibilidade de descarregar e colocar músicas pelo cabo de dados USB que permite o contato do celular com o computador para a desgarregages de fotos. E farias outras coisas mois modernas na vida de hoje.

  8. dessinha

    junho 6, 2009 at 6:00 pm

    ixxi esse site é nota 10!!
    me ajudou naminha redação de 0 pag shushushu

    bigadinhu !!

    bjokinhas ..

  9. hyvrfr

    julho 29, 2009 at 11:20 pm

    0nybunuu

  10. chob

    agosto 17, 2009 at 4:47 pm

    ruim

  11. paloma

    agosto 24, 2009 at 4:12 pm

    esta decnologia foi muito boa pois sem o tele celular hoje em dia nao averia uma comunicalao mais anpra

  12. Pamela

    agosto 27, 2009 at 2:37 pm

    putsss!!!Estragou meu trabalho.
    sinto muito não me ajudou em nada…
    Melhore mais quem inventou o celular

  13. Tauane

    setembro 3, 2009 at 7:41 pm

    Esçii Foii 1 Dos Melhores Sites Kii Axeii

  14. ana paula olivo

    setembro 9, 2009 at 9:20 pm

    bom eu acho q se não tivece
    celular ainda sobriveveriamos
    com o pc almenos que não tenha pc
    nem pow nenhuma ai sim não averia comunicação
    a longa destancia
    he he he
    não tem graça é serio pow

  15. ana paula olivo

    setembro 9, 2009 at 9:23 pm

    acho q esse comenta rinho foi melhor
    he heh he teve muito grça he he
    meu nome é ana paula olivo e sou mais uma pessoa
    q é apaixonada por celular
    ana_lp10@hotmail.com

  16. Luciele

    setembro 11, 2009 at 6:29 pm

    Ajudo muito no meu trabalho escolar ..

  17. sabrina

    setembro 14, 2009 at 12:48 pm

    Oiie muito obrigada adorei essa ajuda!

  18. Ana Lara

    setembro 15, 2009 at 10:06 am

    nossa muito bom esse site gostei muito dele tem tudo o q eu precisava pra minyha pesquisa
    obrigada

  19. Luana

    setembro 16, 2009 at 7:31 pm

    Adoreei

  20. mayra

    setembro 17, 2009 at 2:52 pm

    eu axo q esse saite tah de parabeins, pq teim td q eu preciso

  21. eduarda

    setembro 18, 2009 at 3:48 pm

    muito bom hein que delicia

  22. KATIANA

    setembro 19, 2009 at 5:02 pm

    ACHEI MUITOOO INTERESSANTE;

  23. del

    setembro 30, 2009 at 5:49 pm

    nooooooooooossa mt obg a pergunta da prof foi assim como foi a evolução do celular, mt mt mt obrigada bjs bjs

  24. ahta

    outubro 14, 2009 at 5:54 pm

    eu amei apesar que me ajudou muito no meu trabalho que tinha para fazer no caderno esse site foi muito util muito obrigada pela ajuda de vcs !!!gostei muito !!agora inventem um sobre o sabonete garanto que vao gostar !!!

  25. ahta camil a

    outubro 14, 2009 at 5:56 pm

    amei brigada !!foi muito ultil agora inventem sobre o sabonete !!vai valer a pena !

  26. Lukas

    outubro 15, 2009 at 11:08 am

    Amei e ao mesmo tempo odiei
    meu nome nao é lukas mais eu nao sou doido(a) de colocar meu nome ai
    eu preciso saber para um trabalho na escola mais nao me ajudou em nada Ok
    gente besta

  27. Vilma

    outubro 16, 2009 at 10:24 am

    Quem inventou o telemóvel?

    O inventor do telemóvel foi Martin Cooper, que era director de projecto na Motorola.

    Quando foi feita a primeira chamada de um telemóvel?

    A primeira chamada feita de um telemóvel celular foi feita no dia 3 de Abril de 1973. Fez no dia 3 de abril de 2003 30 anos que o engenheiro Martin Cooper causou furor em Manhattam. Muitos nova–iorquinos pararam, boquiabertos porque viram um tipo a falar ao telemóvel na rua. Foi a primeira chamada feita de um telemóvel de que há registo. Foi um momento que acabaria de mudar a vida de milhões de cidadãos em todo o mundo.

    De onde surgiu a ideia?

    A ideia surgiu em 1947, quando alguns pesquisadores se aperceberam, que recorrendo a pequenas células poderiam aumentar a capacidade de comércio dos telefones móveis. No entanto, apesar de aqui estar a base do conceito, ainda não existia a técnica nem a possibilidade de alargar o comércio de conversação, já que a quantidade de chamadas possíveis de realizar ao mesmo tempo era muito reduzida. Foi necessário chegar a 1968, para que se compreendesse que era fundamental incrementar as comunicações móveis, dando frequências e possibilitando a existência de uma rede de comunicações móveis avançada.

    Quando surgiu o primeiro telemóvel?

    O primeiro telemóvel surgiu precisamente em 1973 quando a Motorola lançou as bases da primeira geração de telemóveis ao anunciar o DynaTACTM Cellular Phone, que pesava 1089 gr. Entretanto, em 1975, é registada a patente do sistema de rádio-telefone de Martin Cooper para a empresa Motorola, que, desta forma, é amplamente considerado o pai do telemóvel.

    A evolução do telemóvel

    Na segunda geração de telemóveis, o sistema GSM (Global System for Mobile) passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis. Começou a haver mais qualidade nas comunicações assim como surgiu a hipótese de utilizar o roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro). Em 1998, a popularidade do GSM continuou a acentuar-se, com a existência de 100 milhões de subscritores, cinco milhões de novos utilizadores/mês, 120 países envolvidos, com 300 operadores e com uma percentagem de 60% de telemóveis digitais com GSM.
    Por todo o mundo proliferam as marcas e os modelos de telemóveis. Com o passar dos anos, o simples acto de usar telemóvel deixou de ser um factor decisivo em termos de importância social, já que entre cada modelo as diferenças são muito grandes. Assim, sendo, as características, o formato, o tamanho e o peso é que são factores determinantes para associar os utilizadores a determinados estilos de vida. Marcas como a Motorola, a Ericsson, a Nokia ou mesmo a Philips e a Siemens têm tentado ganhar pontos nos diferentes mercados. O telemóvel não é apenas usado para conversas telefónicas tradicionais, mas também já é possível receber e enviar e-mails, ou faxes e aceder à Internet a partir de um simples aparelho. Assim, os telemóveis são cada vez mais associados aos computadores, contribuindo todas estas características para a natural convergência das telecomunicações.

    SMS

    O SMS (Short Message Service ou Serviço de Mensagens Curtas) é uma função que permite aos utilizadores de telefones móveis a escrita, envio e recepção de pequenas mensagens de texto – até 160 caracteres por mensagem – que podem conter letras, números, símbolos ou uma combinação destes.

    Esta funcionalidade, presente nos telemóveis de tecnologia digital, como é o caso do GSM (Global System for Mobile Communications), surgiu em 1992 quando as redes móveis e a Internet começavam a dar os seus primeiros passos. A primeira mensagem escrita foi enviada em Dezembro de 1992 de um computador pessoal para um telefone celular da rede Vodafone GSM, no Reino Unido.As operadoras móveis nacionais, bem como a maioria das internacionais, disponibilizam este serviço conjuntamente com outros serviços básicos das redes móveis, sem qualquer custo adicional ao do envio de cada mensagem.

    As mensagens escritas, às quais a generalidade dos utilizadores dão o nome do próprio serviço, SMS, são muito utilizadas para enviar pequenos recados a outros utilizadores de telefones celulares, mas não só. É também através deste sistema que as operadoras móveis notificam os seus utilizadores quando eles têm uma mensagem de voz no seu gravador de mensagens (voice mail). Este serviço conta com milhares de adeptos e uma enorme popularidade.
    As mensagens são rápidas e fáceis de escrever e a sua chegada ao destinatário é bastante célere. Como este é um serviço de mensagens curtas, é muito comum utilizarem-se abreviaturas (por exemplo, k em vez de que!) – estas, além de pouparem caracteres, tornam a escrita das mensagens ainda mais rápida. Também é comum os utilizadores deste serviço utilizarem os símbolos de pontuação para representarem emoções – tristeza, alegria ou mesmo uma gargalhada à semelhança do que acontece nos chats da Internet ou nos emails.

    O Short Message Service tornou-se uma das funções dos telemóveis mais utilizadas – permite enviar a outros utilizadores da rede móvel pequenas mensagens, as operadoras móveis utilizam-no para notificar os seus clientes de que têm mensagens de voz, informá-los dos seus consumos ou da existência de novos serviços na rede e descobrem-se cada vez mais funcionalidades para este serviço, desde publicidade até ao envio de anedotas.

    Do simples envio de uma mensagem escrita, o SMS torna-se cada vez mais abrangente, havendo mesmo modelos de telefones móveis que permitem enviar imagens, logótipos e melodias, dando lugar a um novo conceito, o EMS (Enhanced Messaging Service) ou seja o Serviço De Mensagens Realçado.

    A terceira geração móvel anuncia um parente afastado do SMS, o MMS (Multimedia Messaging Service), que permitirá o envio de mensagens com elevado nível de personalização, texto formatado, imagens de grande qualidade e animações de áudio e vídeo.

    MMS

    O Multimedia Messaging Service (MMS) é, como o próprio nome sugere, a capacidade de enviar e receber mensagens multimédia. Assim, este serviço permite aos utilizadores de terminais equipados com MMS o envio de uma combinação de imagem, texto, áudio e vídeo numa única mensagem, que pode ser totalmente personalizada. O MMS é o novo padrão estabelecido pelo 3GPP (Third Generation Partnership Project), que reúne todas as entidades mundiais participantes no desenvolvimento da 3.a geração móvel e assume-se como uma forma inteiramente nova de comunicar.

    Apesar do MMS ser um padrão do 3GPP, os seus serviços podem ser disponibilizados em qualquer interface aéreo baseado no protocolo IP (Internet Protocol), tal como nas redes GPRS (General Packet Radio Services) e EDGE (Enhanced Data rates for Global Evolution). Com o MMS, o utilizador vai poder enviar mensagens muito completas, não só de texto mas com cor, som, animação, imagens em tempo real, etc. O serviço suporta formatos como o GIF, o JPEG, o MPEG4, o MP3 e o WAV.

    Apesar do Multimedia Messaging Service estar destinado a reinar nos equipamentos de 3G e na rede UMTS, a sua utilização é possível tecnicamente utilizando a tecnologia GPRS com velocidades que rondam os 42 kbps.
    Tecnicamente, o MMS exigirá às operadoras móveis modificações substanciais. Enquanto o SMS necessitava apenas de um centro de mensagens que procedia ao armazenamento e envio das mensagens escritas, o MMS necessita de várias plataformas de suporte, além das já existentes. As novas plataformas são o MMS Relay, o MMS Message Store e o MMS User Database e incluem-se no MMSE (Multimedia Messaging Service Environment). O conceito de perfil de utilizador é uma novidade dos padrões

    MMS. Um perfil de utilizador é gravado no operador da rede móvel, sendo definido e gerido pelo próprio utilizador através da Internet. Entre outras funcionalidades, este perfil determinará que mensagens podem ser descarregadas de imediato e quais as que ficam no servidor para uma recolha mais tardia, se o utilizador receberá notificações sobre mensagens enviadas/recebidas ou sobre o tipo destas. Este perfil pode também ser útil para criar filtros que, entre outras coisas, poderão impedir a recepção de mensagens não solicitadas ou indesejáveis.

    Concluindo, o MMS incorpora as melhores funcionalidades do SMS melhorando-as e para além disso introduz novas possibilidades. O SMS e o MMS são muito diferentes no que respeita à forma como estão estruturados, sendo o último bastante mais complexo. As aplicações usadas bem como os dispositivos inerentes a cada um dos serviços são também muito diferentes, todavia o MMS mantém a compatibilidade com o SMS. Finalmente, a interacção do utilizador final com o MMS é também distinta, sendo mais atractiva.

  28. Clara

    outubro 16, 2009 at 10:26 am

    amei brigada !!foi muito ultil agora inventem sobre o sabonete !!vai valer a pena !

  29. stefhane

    outubro 28, 2009 at 7:36 pm

    achei muito legal
    e útil!!

  30. Anurb

    outubro 28, 2009 at 9:09 pm

    Òtimo!!

  31. KFK

    outubro 31, 2009 at 11:12 am

    valeu

  32. euclides neto

    novembro 11, 2009 at 9:49 am

    ainda bem que eu tenho um n96 melhor do que esse motorola..
    ehe.
    meu orkut aew..
    neto-euclides@bol.com.br

  33. breno narutto uzumaki

    novembro 24, 2009 at 2:31 pm

    eu tenho um celular muito massa que é motorola e éum dos celulares mais massas e mais comprados do mundo e que existem sao muitos modernos e todos dias compram eu ppercerbi isso passso no jornal porra acredita eu gosto DO NARUTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MEU DESENHO FAVORITO OKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  34. gieise

    abril 6, 2010 at 7:38 pm

    muito interesenti!
    A marca moorala tambêm é muito boua !???????
    ?????????????????????????????????????????????????

    Beijinhos![red]???

  35. owpdfkw

    agosto 31, 2010 at 8:08 pm

    o meu num

  36. Jéssica

    setembro 21, 2010 at 9:40 am

    O celular e d+ adoru o meu mas as vezes taco ele no chao mas ele e minha xonite?
    obrigadu quem inventou o celular amo muito?

  37. Ana Yasmin

    outubro 3, 2010 at 3:25 pm

    demais esse site!!!! Valeu por ter me ensinado!!!!! ah ! e me sigam no twitter @ana_yasmim

  38. julyany

    outubro 21, 2010 at 4:27 pm

    odiei pre adolecentes q estao na quinta serie nao aguentao ler aquilo tudo isso e um tedio

  39. sasuke

    novembro 16, 2010 at 4:20 pm

    q legal

  40. oiiiiiiiiiiii legal

    fevereiro 25, 2011 at 8:33 pm

    oiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo bemmmmmmmmmm

  41. Linee

    março 22, 2011 at 3:49 pm

    Gooosti !

  42. gisela

    março 24, 2011 at 3:46 pm

    eu gostei pq eu fico falando com meu namorado pelo cel porisso que eu gostei, e ao mesmo tempo odiei pq meu pai fica me infernado ligando pra mim :( que saco!!!!!rsrsrsrsrrsrsrrrsrsrs

  43. bruna

    maio 10, 2011 at 5:05 pm

    adorei a pesquisa

  44. leticia

    maio 31, 2011 at 8:09 pm

    onde surgiu o celular?qual é o seu tamanho antigamente?quais sao as qualidades q ele traz?

  45. lali

    junho 12, 2011 at 5:16 pm

    o que é telemovel ?

  46. @sipasoutop_

    agosto 26, 2011 at 1:44 pm

    nossa , valeu mesmo .. ajudo muito na minha pesquisa de inglês ! Tanks *-*
    e quem quiser segue ai no TT , @sipasoutop_ ;D

  47. lais

    novembro 15, 2011 at 8:23 am

    muito valeus me ajudou ate d+ na feira de ciencias

  48. MARIA VICTÓRIA [pitoco]

    dezembro 1, 2011 at 11:39 am

    valeu isso vai me ajudar muito na feira de ciencias vou tirar um 10 valeu mesmo vou falar sobre o primeiro celular nosso tema vai ser o homem e sua inteligencia bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

  49. Tainá

    dezembro 7, 2011 at 9:48 am

    Eu ñ viveria sem celular e axei legal o texto que eu li sobre ele………..

  50. SABRINA

    março 18, 2012 at 3:45 pm

    adorei estou fazendo um projeto na escola que prescisa de informacoes sobre o celular…….celular e a minha paixao adoro enviar sms para as amigas e gatinhos.=-) bjs!!!!!!

  51. amanda

    março 19, 2012 at 9:49 pm

    Bem lgl esse texto . explica bem oque eu queria pro meu trabalho . vlw gente

  52. ana

    março 26, 2012 at 3:24 pm

    amei poque alem de me ajutar na liçao de casa ajutou a saber sobre QUEM INVENTOU O CELULAR quem esgreveu me ajutou muito na liçao obrigada…………………………

    amei muitoooooo

  53. breeeeeee

    março 28, 2012 at 8:50 pm

    hum bom eu so queria para mim pesquizar para fazer um trabalho de escola

  54. priscila

    abril 15, 2012 at 4:27 pm

    hammmm foi bom porq q nao sabe disso ficou sabendo, e tambem; foi bem esplicado e mais facil de se ler e aprender …………..!(..) ^ ser para trabalho de escola mais tudo isso q eu to falando e mentira ta enos isso q eu vou falar agora nao perca rebelde vai ser otimo p/ q nunca achistio .Ivai gostar muito e tambem nao perca cheis de charmeeeeeeeeeeeeeee………e ana aprende a escrever taaa?besta .eu gostei q mim ajudou a um trabalho……..

  55. thaina

    maio 29, 2012 at 5:16 pm

    issso me ajudou muito ganhei 2,0 em portugues ufa (kkkkkkkkkkkkk)

  56. sami

    maio 29, 2012 at 8:39 pm

    amei… saber quem criou o cell =)

  57. luana e evellyn

    maio 30, 2012 at 7:48 pm

    adorei me ajudou mt na fera de ciencias obg

  58. samara

    junho 4, 2012 at 3:33 pm

    EU ADOREI!! AJUDOU MUIIIITO NO MEU TRABALHO DE INGLES

  59. jhonatan

    julho 26, 2012 at 1:27 pm

    axeiiii muito enteressante , isso mostra a capacidade que Deus deu para o homem

  60. patryckk

    agosto 26, 2012 at 12:57 pm

    cara achei legal ate

  61. cassi

    setembro 10, 2012 at 6:45 pm

    nossa! tirei 10 na redação que fiz na escola com essas dicas de quem inventou o telefone!

  62. HIlley

    setembro 12, 2012 at 9:02 am

    Ajudou muito no meu trabalho valeu

  63. paulo guerra

    setembro 12, 2012 at 2:29 pm

    eu gostei alen disso foi muito legal pq eu tenho um tablet e ajudou bastante na minha pesquisa na escola “wand rock ardnol

  64. gaby

    outubro 9, 2012 at 12:51 pm

    eu adorei me ajudou muito bjs <3

  65. braian

    novembro 5, 2012 at 4:57 pm

    me ajudou muito no meu trabalho escolar aff trabalho dificio

  66. Ane

    novembro 12, 2012 at 7:50 pm

    oo conteudo éeh muito bom, mas podia resumir um pouco ..

    só qeria saber qem enventou e nao tudo isso ;)

  67. leandra

    março 12, 2013 at 7:05 pm

    valew me ajudou muito no trabalho de escola pcha vida em uoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  68. AGNALD S COSTA

    março 28, 2013 at 6:43 pm

    VALEU , ME ESCLARECEU MINHA CURIOSIDADADE DE SABER……

  69. AGNALD S COSTA

    março 28, 2013 at 6:44 pm

    VALEU , ME ESCLARECEU MINHA CURIOSIDADADE DE SABER…… BOM DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  70. agta

    setembro 9, 2013 at 1:27 pm

    eu gostei dessa pesquisa mais não amei porque eu só amo minha família e deus vocês são um bando de burros

  71. paty

    fevereiro 3, 2014 at 7:11 pm

    Ajudou mt to sal va vou ganhar 10 em hist huhuuuuuu******♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥

  72. RAISSA CAROLINA PAIVA

    fevereiro 18, 2014 at 1:29 pm

    OTARIOOOOO

  73. gabriel

    fevereiro 28, 2014 at 7:40 am

    fez muito bem ajudando

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>