Dia do Descobrimento do Brasil – 22 de Abril

By
Updated: janeiro 28, 2013

descobrimento do brasil atividades historia o que foi

A esquadra partiu no dia 9 de março de 1500 e, seguindo as orientações de Vasco da Gama, afastou-se da costa africana em direção ao oeste. No dia 22 de abril de 1500, avistaram um monte, que denominaram Monte Pascoal. Depois de ser celebrada a missa tomando posse da terra, Cabral expediu um navio para Portugal para informar ao rei a descoberta de novas terras. Em seguida partiu para executar o roteiro oficial de sua viagem: as Índias.

Antes dos europeus aqui chegarem não havia Brasil, mas a terra onde centenas de nações indígenas, divididas em grandes grupos étnicos, viviam, com sua cultura bastante diferente da dos portugueses.

Em geral, não havia propriedade privada. Apenas os instrumentos de trabalho, como arco e as flechas, eram de propriedade individual. A divisão de trabalho era feita por sexo e idade. Aos homens, cabiam as tarefas de caça, pesca, preparo da terra para o plantio, construção das habitações e a guerra. Cada aldeia era governada por um chefe, que era auxiliado por um conselho formado pelas pessoas mais velhas e respeitadas da aldeia.

Nos primeiros contatos com os portugueses, os índios se mostraram bastante amistosos e curiosos. Os portugueses logo aproveitaram-se dessa situação para usá-los no corte e carregamento do pau-brasil. Por esses trabalhos recebiam quinquilharias sem valor como chapéus, faca, machado, espelho, etc.

Com o desenvolvimento da cultura açucareira, passaram a trabalhar como escravos. Na época do descobrimento, acredita-se que existiam cerca de 2 a 5 milhões de índios no território brasileiro. Já no século XVIII, após serem vitimados pelas doenças, exploração escrava, mortos em luta de resistência ou simplesmente abandonados a sorte após a destruição de sua cultura e habitat, não existiam mais que algumas dezenas de milhares de índios.

Agora confira alguns modelos de atividades para o dia do descobrimento do Brasil infantis, 22 de abril

Colorir Descobrimento do Brasil infantil
Colorir Descobrimento do Brasil infantil
Colorir Descobrimento do Brasil infantil
Colorir Descobrimento do Brasil infantil
Colorir Descobrimento do Brasil infantil

Descobrimento do Brasil – Maquete do descobrimento do Brasil

É um pouco difí­cil explicar para os alunos de pouca idade sobre o descobrimento do Brasil. A história pode ser contada de forma simples e eficiente. “Há muito tempo atrás, no Brasil só havia índios. Eles viviam em tribos, andavam nus e não precisavam de dinheiro. Os portugueses que estavam navegando nas suas caravelas chegaram em uma praia habitada pelos índios e se instalaram e também quiseram viver aqui.” Na infância ainda é muito cedo para as professoras abordarem o complexo encontro entre as duas civilizações.

Materiais necessários:

  • 1 Placa de isopor de 2 cm de espessura
  • Papel crepon azul e amarelo
  • Cola e tesoura
  • Papel color set marrom e ver
  • Fita crepe

Exercício que ajuda as crianças a visualizarem a chegada dos portugueses no litoral brasileiro:

PASSO-A-PASSO
maquete descobrimento do brasil
maquete descobrimento do brasil

Dependendo da idade das crianças, pode-se fazer bonecos que representem os navegadores em argila ou massa de modelar. Com isso terá uma melhor fixação no isopor.




Fonte: Guia prático para professoras de educação infantil 2006.

Similares:

One Comment

  1. dogecleide

    maio 12, 2013 at 2:08 pm

    meo trabalho de historia

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>